SOBRE

“Ubuntu é uma maneira de estar na vida. É uma palavra que condensa a verdadeira essência do que é Ser Humano. A minha humanidade está intrinsecamente ligada à tua e, por isso, eu sou humano porque pertenço, participo e partilho de um sentido de comunidade.”

Desmond Tutu

O Museu Ubuntu é um compêndio de histórias que compõem a história de Vila Nova de Gaia. Através das pessoas, atores e autores das suas histórias, contamos e guardamos as memórias individuais e coletivas que constituem um importante património imaterial do município. 

Este museu participativo é um território aberto e construído por todos, uma manta de retalhos, colorida pela visão e versão de cada um e que, quando cerzida, nos dá uma perspetiva da história da comunidade, assente naqueles que são os seus pilares fundamentais, os seus cidadãos.  

O seu acervo é um fabuloso recurso para memória futura, mas é, também, uma celebração e uma homenagem sempre no presente a todos os que fazem a história dos nossos dias, dando-lhes palco para contarem, na primeira pessoa, a sua narrativa e o seu contributo para a comunidade, sublinhando a importância de sermos com os outros. A história de um povo, de uma nação e de uma cidade constrói-se na história de cada um dos seus indivíduos.  

Virtual e colaborativo, o Museu Ubuntu é um museu de histórias de vida e é também uma ferramenta que nos permite olhar o mundo com o olhar do outro e reconhecer que “eu sou porque tu és”. 

Conte-nos a sua história. 

 

O Museu Ubuntu Gaia é uma iniciativa do projeto Ubuntu no Bairro, promovido pelo IPAV - Instituto Padre António Vieira, em parceria com a Câmara Municipal de Vila Nova de Gaia através do projeto Meu Bairro Minha Rua. O projeto Ubuntu no Bairro apoiado pela iniciativa Portugal Inovação Social e co-financiado pelo Programa Operacional Inclusão Social e Emprego.

Image
Image
Image
Image
Image
Image